23 de janeiro de 2013

Curiosidades sobre o filme "The evil dead" (1981)



Cinco jovens vão passar um final de semana em uma cabana isolada nos bosques de Tennessee. Eles encontram um estranho livro, que não sabiam se tratar do Livro dos Mortos, e após escutarem uma fita com a tradução de algumas passagens do livro, adentram em uma experiência macabra, em contato com entidades demoníacas e violência extrema. Esse é The evil dead - no Brasil Uma noite alucinante: A morte do demônio - um filme que até hoje é proibido em vários países, que quebrou paradigmas do cinema do terror e é respeitado por grandes nomes como Stephen King. Saiba todas as curiosidades sobre esta obra.


[leiamais]



- No filme, foram utilizadas tomadas em que a câmera perseguia a grande velocidade alguns personagens, representando assim uma visão em primeira pessoa do espírito que os ataca. Essas tomadas se realizaram montando a câmera em uma mesa de madeira, que era carregada por duas pessoas que a moviam rapidamente através do bosque.


- A voz demoníaca que possui os corpos pertence a Sam Raimi.


- Os corpos possuídos, tanto do garoto quanto da garota (irmã de Ash) que aparecem no final do filme desfando-se pelo maligno que está dentro deles e sendo devorados por centenas de baratas e vermes, foram feitos com plasticina (massinha de modelar) e utilizando a técnica de Claymation.

- O carro de Ash é o carro real do diretor, Sam Raimi. Esse carro aparece em todos os seus filmes, incluindo as sequências desta e Spider-man.


- Quando Ash encontra o Necromicon, se pode ver um pôster de “The Hills Have Eyes” (de Wes Craven)


- Os dois pescadores que aparecem no começo do filme são o diretor Sam Raimi e o produtor Robert Tapert.

- Em 2005, a revista britânica “Total Film” colocou este filme em número 17 dos 50 melhores filmes de terror da história.


- O filme foi proibido na Irlanda, está censurado na Coréia do Sul, estava censurado na Inglaterra até 2001, na Suécia até 1997 e na Alemanha (antes proibido).

- Na realidade, na cabana de Tennessee não existia nenhum sótão, por isso, foi escavado um buraco de aproximadamente 3m² para rodar as cenas de dentro dele, mostrando que o demônio estaria olhando para fora. Lá dentro, os câmeras passavam mal porque fazia muito frio no buraco.


- Dois anos depois da estreia de The evil dead, a cabana onde aconteceram as gravações, foi destruída e queimada por um grupo de jovens.


- Stephen King disse: “O filme mais ferozmente original de 1982; sem sombra de dúvidas!”. E falava sério, pois algumas pessoas que compareceram à première do filme no Festival de Cannes (a qual foi assistida por King), contam que o viram com o rosto escondidos entre as mãos durante algumas partes do filme.



- Quando Sam Raimi, Bruce Campbell e Robert Tapert montaram a “Renaissance Pictures Ltda.”, seu objetivo principal era produzir um filme de terror que rompesse moldes e que estivesse um passo à frente do gênero. Estavam dispostos a assustar, transgredir e entreter até os maiores fãs do cine “gore”. Essa foi a ideia original de The evil dead.


- Sam Raimi confessou a alguns jornalistas franceses que seu guia na hora de rodar um filme se baseava nos mandamentos:
1) Os inocentes devem sofrer.
2) Os culpados devem ser castigados.
3) Deve provar o sangue para se converter em um homem.
4) Os mortos se levantarão.


- Todos os protagonistas são de Detroit (lugar onde aconteceu o casting). Curiosamente todas as meninas que se apresentaram ao casting, iam acompanhadas com seus namorados para saber se se tratava de pornô ou snuff, pois ninguém desconfiava que era este filme tão diferente.


- O filme evitou a classificação X na base da sagacidade. Quando os possuídos eram desmembrados, Sam Raimi preferiu que seu sangue fosse branco (com 2% de leite) para enganar os membros da comissão de classificações.


- O filme foi gravado por Sam quando tinha apenas 20 anos. Com uma equipe de 37 pessoas, gravou durante 3 meses nas montanhas de Tennessee.

- O diretor Sam Raimi e o ator Bruce Campbell eram amigos de colégio, tendo feito vários filmes em super-8 antes da realização de The evil dead.


- Sam Raimi queria que o título original fosse "Book of the Dead", mas o produtor Irvin Shapiro o modificou para The Evil Dead. O motivo foi que o título proposto afastasse o público adolescente, pouco afeito à literatura.


- O roteiro original previa que todos os personagens estivessem fumando maconha ao ouvirem pela 1ª vez a fita. Os atores resolveram fumar de verdade ao rodar a cena, mas a idéia não deu certo. O comportamento deles obrigou que a cena fosse posteriormente regravada.


- Após a conclusão da fotografia principal, na passagem de ano entre 1979 e 1980, a maioria dos atores deixou a produção. Entretanto ainda havia boa parte do filme a ser rodada, o que fez com que Bruce Campbell rodasse várias cenas com dublês, substituindo os atores principais.


- Bruce Campbell torceu o tornozelo ao rodar uma cena.

- A voz do professor na fita é de Bob Dorian, apresentador do American Movie Classics.


- O sangue visto em cena é uma combinação de Karo com corante alimentício vermelho. Em determinado momento das filmagens a camisa de Bruce Campbell estava tão ensopada de sangue falso que, ao pegá-la, ela simplesmente quebrou. O sangue falso havia solidificado.

- A cena em que a personagem Cheryl é estuprada por árvores possuídas foi banida em alguns países.

Cena do estupro

- Na Alemanha, The evil dead foi lançado nos cinemas e em vídeo no mesmo dia, devido a problemas com a censura local. O filme foi posteriormente proibido de ser exibido nos cinemas, mas permaneceu no top 10 local durante algumas semanas.

- O filme teve duas sequências: Evil Dead II (1987) e Army of Darkness (1992), e adaptado  como um musical da Broadaway em 2006.



- O orçamento de The Evil Dead foi de US$ 350 mil.

- Um novo The Evil Dead será lançado em 2013 sob a direção de  Fede Alvarez.

Confira o trailer legendado:

Post by: Loucifre
Siga no twitter: @loucifre
Siga no tumblr: bornwiithoutsoul

Bons Pesadelos...

37 comentários:

Thiago_O disse...

Show !
Ainda não conferi esse filme, deveria esperar The Evil Dead Remake?
Deveria partir para as sequencias?
Deveria ver o primeiro?
As vezes o primeiro ñ da a mesma sensação do segundo, e vice-versa, se puderem ajudar agradeço :D

Louise disse...

Assista o primeiro, segundo e terceiro e depois corra pros cinemas quando sair o remake!

grindhproject disse...

Ótimo post! Só uma dúvida: o diretor não seria o Fede Alvarez em vez de Rob Zombie?

Humberto disse...

Concordo com Stephen King, esse é um dos melhores filmes de terror já feitos. Ótimo post Louise, parabéns de novo =D

Unknown disse...

Parabéns pelo post, ficou bem legal. Esse filme, sem dúvida, é um dos melhores de terror... Lembro que quando eu era pequeno morria de medo dele, quando passava na band.

George disse...

pqp! esse rob Zombie é um arroz de festa do cara#lho! não pode ter um remake de terror que é ele quem dirige. É o Dave Grohl do terror.

Luiz disse...

Esse filme marcou minha infancia.Tenho os 3 aqui em HD.So e uma pena que esse remake nao tera o sam raimi na direçao.

SweetBeeMine disse...

Muito bom, mas eu não entendi muita coisa ao assistir Evil Dead 1 e 2.
porque no evil dead 2 as coisas estão "reacontecendo" porém de forma mais rapida? Tipo, é como se tivessem refeito, adicionando e tirando coisas, não saquei, achei que falaria sobre isso.

Emery disse...

SweetBeeMine, o começo do Evil Dead 2 é tipo um remake do 1 mesmo. rsrsr
Mas eu prefiro ignorar esse começo rsrsrs

Ansiosa com esse remake!

Anônimo disse...

meu filme preferido !!! muito bom mesmo ! jogava ate aqueles jogos ruins que sairam para Playstation e Dreamcast só por ser evil dead , sobre o remake sei lá hehe só sei que verei !

Unknown disse...

Pena que no Brasil quem deu o nome pro filme é um imbecil :) Ele além de adicionar um nome idiota (Uma noite Alucinante) ''traduziu'' The Evil Dead como ''A Morte do Demonio'' so que para ter esse nome deveria ser The Devil Dead, o idiota confundiu as palavras (Evil com Devil). Nome completo do filme no Brasil: Uma Noite Alucinante: A morte do Demônio. ;-;

Alexandre disse...

No primeiro filme, a cena das cartas é muito tensa.

Guto disse...

com certeza um dos melhores filmes de terror de todos os tempos.
belo post.

Dan Pery disse...

Esse filme marcou a minha infância no Cine Band Trash, ficava até altas horas esperando começar.

Klaus Meyer disse...

muito bom o post, to até baixando o filme vo assistir :)

Equipe Fique Vivo disse...

Acessem o Fique Vivo
www.fiquevivo.com.br
Prepare-se para o apocalipse zumbi

lolzin disse...

Eu sempre achei que esse filme tivesse um humor negro,porque a primeira vez que eu assisti eu morri de ri.Mas achei muito bom.O 2 é bem legal tbm,o 3 viajou demais kkk mas é bem legal de se ver

Raven Deschain disse...

É isso mesmo SeewtBee. O 2 é uma espécie de remake do primeiro pq o Raimi e o Campbell não ficaram satisfeitos com o resultado. Eu acho melhor até... Cara um dos melhores filmes de terror do século. Me deprime que hoje em dia o público não quer mais esse humor negro que fazia parte doa filmes antigos. Hoje em dia é só sanguera.... Huahuahuahua

Eu Oculto disse...

Tenho 25 anos e ainda não tenho coragem de assistir esse filme sozinho em casa. Obrigado

Unknown disse...

O trailer do remake não me chama a atenção,até porque esse Ash ficou muito sem sal. Não passa a imagem de ''Ash". Remakes raramente agradam. Que bobagem isso que censuraram em alguns países '-' tipo nas guerras de alguns desses países,o povo vê gente até decapitada, não sei pra quê censurar.

Bússola do Terror disse...

Quando me contaram sobre esse filme a 1ª vez (eu ainda era criança), eu morri de medo de ver ele. Mas depois que vi, achei até engraçado em algumas partes.rs
Mas sem dúvida que é um clássico do terror e inovador pra época em que foi feito. Imperdível pra fãs do gênero.

Anônimo disse...

Eu racho de rir desse filme! Muito bom! Engraçado ver que foi censurado, pra mim não tem nada demais. Quero ver se o remake vai ser mais cabuloso!

SweetBeeMine disse...

Saquei.
Eu não curti muito aquele começo, achei que as coisas acontecem uma em cima da outra sem pausa, sem nada.

Tipo: Estacionou, entrou na cabana, leu o livro, ela morreu, ele correu... ficou meio que "Calma porra, respira um pouco e continua a historia".

Priscila disse...

Lembro quando eu era criança, que morria de medo da capa.

Unknown disse...

ai vem um bando de genio e preparados pra fazer babaquices.leia-se remake

Roberto disse...

Só faltou falar que agora o personagem Ash é propriedade da marvel(acho, isso se a marca não for)e existe a série de gibis do vs Army of Darkness, da marvel, Ele faz aparição nos episódios da marvel Zombies.

Luisinho disse...

Eu já assisti esse filme mas não naquele ano porque não sou velho,kkkk. Eu assisti em dvd

Raven Deschain disse...

Roberto, Marvel = Disney. E realmente Louise, podia ter falado dos quadrinhos que são lindos. *.* Mas voltei pra te fazer um pedido. Fala do seu, do meu, do nosso Mestre dos Desejos do Wes Craven.

Frederico de Barros Silva disse...

Poderiam colocar o link pra download né?

Unknown disse...

Hahah, medrosa! Somos dois.

ρiиk disse...

não tenho 25 anos, mas to morrendo de vontade e com um cagaço da porra '-' milbeijos AHEUHAUEHAUHEUHA

Mikael Victor disse...

O Remake ta muito carniceiro <33 Bruce Campbell fez um ótimo remake <33

Diego Quadros disse...

Com certeza o remake não vai superar o original. Entre outras coisas o segredo pro sucesso,por mais contraditório que seja, foram os efeitos de baixo orçamento. Esses lixos cheio de novas tecnologias nao dão certo. Filmes de terror bons,eram os anitgos;

Hollywood só vive de remakes e adaptações hoje em dia. Lástima.

Diego Quadros disse...

Com certeza o remake não vai superar o original. Entre outras coisas o segredo pro sucesso,por mais contraditório que seja, foram os efeitos de baixo orçamento. Esses lixos cheio de novas tecnologias nao dão certo. Filmes de terror bons,eram os anitgos;

Hollywood só vive de remakes e adaptações hoje em dia. Lástima.

Unknown disse...

Quando meu pai comprou um dvd, ele trousse esse filma para nós assistirmos, esse foi o primeiro filme que eu assisti em um dvd

Milla disse...

o remake é um lixoooo...
muito melhor o primeiro..
forçaram demais nos efeitos especiais..

THELOSSFODA10 disse...

COMCORDO ESSE DE 2013 É UMA BOSTA FUDERAM COM O ORIGINAL '-' SÓ TEM SANGUE NESSA PORRA...UM CONSELHO QUIZEREM VER UM REMAKE BOM VEJAM O SEGREDO DA CABANA QUE CONSISTE QUASE NA MESMA HISTÓRIA DE 5 JOVENS NA CABANA RESSUSCITAREM MORTOS COM ALGUNS DIFERENCIAIS MAIS MELHOR QUE ESSA PORCARIA O FILME FEDE IGUAL O NOME DO CARA KKK