27 de outubro de 2012

O Halloween


Opa! Baumcumequitá?

     Que halloween é uma festa muito conhecida aqui no Brasil todo mundo sabe. Mas o que nem todo mundo sabe é a história do Halloween. E você? Já conhece a história?
           O Halloween é uma das comemorações mais antigas da história, originou-se há milhares de anos. O Halloween que conhecemos hoje teve a influência de muitas culturas no decorrer dos séculos . É uma festa muito popular nos Estados Unidos e Inglaterra, e é celebrada no dia 31 de outubro (o que você não sabia é que 31 de outubro no Brasil é o dia do Saci) . Os celtas da Bretanha Antiga cultuavam a natureza e tinham muitos deuses, sendo o deus Sol seu favorito, pois era "ele" quem determinava o tempo de trabalho e o tempo de descanso, além de ser também o responsável pela beleza da terra e a fartura da colheita.
     Eles acreditavam que bruxas, demônios e espíritos de pessoas mortas ficavam pairando na véspera de 1º de novembro, quando celebravam o Ano Novo.
     Era o fim da estação do sol e início da estação do frio e da escuridão. Para eles, nesta época de inverno o deus Sol era mantido como prisioneiro de Samhain, o deus da morte e Príncipe da Escuridão. Na noite anterior ao Ano Novo, 31 de outubro, os celtas acreditavam que Samhain reunia todas as pessoas mortas. E os mortos assumiam diferentes formas, sendo que os maus espíritos adquiriam forma de animais. Os piores deles se transformavam em gatos. 
     Para se proteger dos maus espíritos, os sacerdotes celtas, chamados druidas, ofereciam a eles coisas para comer e se disfarçavam com máscaras, para que os espíritos não lhes fizessem mal. Essa oferenda era realizada através de um ritual realizado na floresta, entre os carvalhos (considerados árvores sagradas). Acendiam fogueiras e, enquanto dançavam ao redor do fogo, realizavam o sacrifício de animais, que era oferecido juntamente com as colheitas. Ao amanhecer os druidas davam a cada família uma centelha daquela fogueira para que ela acendesse com ele o fogo com o qual iria cozinhar. Acreditava-se, assim, a casa estaria mantida livre dos maus espíritos.
[leiamais]
 A origem do nome Halloween

 A igreja católica designou o dia 1º de novembro para honrar todos os santos (All Saints or All Hallows). A noite anterior ao Dia de Todos os Santos (All Saints Day) era chamado Noite de Todos os Santos (All Hallows Even). A expressão Noite de Todos os Santos (All Hallows Even) foi abreviada para Halloween.

O Halloween pelo mundo
Espanha 
     Como no Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.

Irlanda 
     A Irlanda é o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa. E as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso "tricks or treats" (doces ou travessuras).

 México   
     No dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas. O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é uma grande comemoração no México. As pessoas oferecem ao mortos o que eles mais gostavam: pratos, bebidas, arranjos de flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios. O local transforma-se numa alegoria, decorado e iluminado com velas. Lá as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada. Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar. São vendidas em todos os locais, assim como as flores de "cempasúchil", considerada a flor do morto. Ela o ajuda a encontrar seu caminho. Tailândia Nesse país, existe o festival Phi Ta Khon, celebrado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A comemoração acontece no primeiro dia das festas budistas.

Alguns filmes para você ver no Halloween
Poltergeist



Hellraiser Renascido do inferno



A hora do espanto



O Exorcista



It - uma obra prima do medo 


Minha opinião: Acho que os filmes de terror de antigamente eram muito melhores do que os de hoje. Não sei, esse negócio de ficar colocando musica demais nas cenas, esse "perfeccionismo" só me dá sono. Acabou aquele "susto", o "receio" de ir até a cozinha pegar água sozinho. Mas enfim, deixa pra lá.


Me sigam no Twitter! É só clicar AQUI . Agora se você é um daqueles que ouviu a sua mãe dizer "desliga o video game por que isso vai estragar a televisão", então clique AQUI!

23 comentários:

agatodemonbear disse...

concordo com vc em genero, numero e grau.

Max disse...

MEDOB foooiiii legal, mas hj caiu mto mesmo.. ainda mais com post dessa mala do Fabio Ribeiro.
"Opa! Baumcumequitá?" aahhh vtnc

Lucas Venceslau disse...

Parem de reclamar do medo b, leiam o post primeiro.
O Medo B está cagando e andando pra oque vcs falam, peguem os dedos que vcs digitam e enfiem no rabo.

Demonstro disse...

Só uma correção, quando vocês começaram a falar da Tailândia não houve separação com o que vocês falaram do México, pelo menos no meu celular ta errado

Fabio Ribeiro disse...

@MAx Meu amigo vc não é obrigado a ler o que eu posto. Faça um favor pra nós do MedoB: Desaparece!
Não fazemos blog pra agradar a você. Existe muita gente que curte, se você não curte é só não entrar no blog mais.
Ninguém te obriga a isso!

Misteryon McCormick disse...

bom post, já conhecia a história. só não curti as dicas de filmes.
se eu fosse fazer uma listinha eu colocaria:
"Arrasta-me Para o Inferno"
"Jogos Mortais"
"Pânico"
"Premonição"
"Ajudante de Satã"

valeu Fabio Ribeiro! não liga pra esse tal de Max não!

jeff mrg disse...

E o terror que e bom nada né, e vcs que ficam defendendo o medo b so um recado, eles acham vc um lixo, pq vcs se contentam com posts chatos e virais, blá blá blá!

Anônimo disse...

ESSE BLOG É UMA MERDA SEM GRAÇA, HAHAHAHA SÓ OS PIRRALHOS QUE GOSTAM DESSE LIXO!

JM disse...

E vc q vem aqui TODO DIA né Panetonne? Quer dizer, Cameronne.
Como vai o seu blog que nem os pirralhos gostam?
Seu anônimo. Seu fracassado, q é indiferente até pra internet...

Leon Leonidas disse...

Sinceramente, acho que um blog de terror, não é só creepyapsta e contos e tal, tem que ter um pouco de cultura também e tal. Sério não tem assustado muito e tal, mas ainda acho o MedoB um grande e bom blog, mas realmente vocês caíram um pouco de produção. Olha, continuem o travbalho de vocês e não liguem para uns lixinhos aí e tal

max disse...

@fabioribeiro não sou seu amigo e nem li o seu post.

Fabio Ribeiro disse...

@max
Pelo tanto que você defecou pelos dedos não deve ter lido mesmo. Acho que leitura não e coisa que te atraia.
Faça-nos um favor nenem, se mata!

Fellipe disse...

Fabio e João, nem liguem, pode ter certeza que esses caras ai são minoria, acompanho o blog desde 2008 e continua bom como sempre :D

möîsés disse...

Bom post a respeito da origem do Halloween, é sempre legal saber o porque disso ou daquilo, de lenda tal e etc.
E o comentário sobre os filmes de terror de hoje, é mt verdade, infelizmente hoje em dias, não existem mais filmes de terror que cumpram o papel como antigamente.

Anônimo disse...

JM, JAMAIS PEDI PARA GANHAR VISUALIZAÇÕES PARA MEU BLOG, APENAS VENHO DIVULGAR MEU TRABALHO QUE JA CONSEGUIU MAIS GENTE QUE O MEDO B EM TODOS ESSES ANOS, ESTOU CAGANDO MONTANHAS PRA SUA OPINIÃO SOBRE MINHA PESSOA, VOCÊ NÃO PASSA DE UM LIXO, E LIXOS DEVEM SER ESQUECIDOS FEITO NADA, ISSO QUE VC É, UM NADA, UM NINGUÉM, UM IRRELEVANTE INVÍSIVEL AOS OLHOS DO MUNDO, CONTINUE VIVENDO NA IGNORÂNCIA SEU FILHO DA PUTA

Mr. Mumbling One disse...

"Divulgar" o próprio trabalho em cima do trabalho alheio e ainda por cima com o intuito de apenas denegrir é no mínimo cretino e amoral, senhor Panetonne. E com todos os xingamentos a maior demonstração de infantilidade e ignorância é a tua, mas beleza, depois dos 15 isso passa.

Pra equipe do Blog, também sou um dos que acompanham o blog desde o começo e não vejo essa "queda de qualidade" que tem tanto mala dizendo. O blog cresceu e DIVERSIFICOU os assuntos que são relacionados ao medo, simples.

O que caiu foi a qualidade dos leitores, mas é normal com a popularização do blog, sempre vai ter um@s put@s louc@s por atenção e achando que ser troll é legal...

Bitch Please @.@ disse...

@Fabio Ribeiro o post foi legal,só traz o terror que tinha antes no medoB de volta,pq ta muito "clean" ta parecendo mais um blog de curiosidades,e nao de terror ;3

Alinny e Galdino disse...

Muito bom o texto, só uma ressalva: A Deusa principal dos celtas era a Lua e o Sol era o Deus consorte. A Lua é sempre existente e o Sol morre conforme as estações do ano e o Samhain, que é o Halloween nosso, representa a morte do Deus Sol,aqui para nós é Beltane, na roda do ano do hemisfério sul, já que estamos na primavera e a Deusa é fecundada pelo Deus Sol. A sociedade celta era pagã e matriarcal, cultava a Deusa Lua (virgem, mãe e anciã, de acordo com as fases da lua, sendo que a lua nova é a Deusa Sombria) e não tinha preferência pelo Deus Sol como foi escrito no blog.

Essas datas são conhecidas como sabás das bruxas e representam o deslocamento da Terra em relação ao Sol (estações o ano para caça, colheita, armazenamento, etc...),a mudança das estações climáticas e o ciclo de vida, morte e renascimento do Deus Cornífero.

São oito sabás existentes: quatro menores (solstícios e equinócios) e quatro maiores (datas intermediárias entre os solstícios e equinócios).


O sabás menores são: Yule, Ostara, Litha e Mabon.

E os sabás maiores são: Imbolc, Beltane, Lammas e Samhaim.

Hoje em dia eles não tem mais o mesmo significado ligado a subsistência das pessoas mas ainda são comemorados por causa das representações interiores, tempos de reflexão, de celebração...algumas bruxas celebram a roda do ano segundo o hemisfério norte, aqui no hemisfério sul, para estarem conectadas a egrégora que esses festivais formam e, sendo a do norte mais antiga, é mais poderosa.

jeff mrg disse...

Nossa, o dia que esse fabio postar alguma coisa legal me chamen!

Raven Deschain disse...

Nightmare Black o dia que vc deixar de ser babaca a gente te chama. E o Panetonne ali não vou nem comentar. Acho o blog ótimo e venho aqui todo dia e não é a primeira vez que eu vou dizer: Medo... Modera os comentários.

Diva disse...

Legal!😊

SweetBeeMine disse...

Que o medo b ficou piór, isso é fato.
Mas pessoal, vamos respeitar os caras, vocês não pagam nada (ainda bem né, imagina pagar pra ler isso) e também nem são obrigados a visitar este blog. Vamos dialogar sem xingamentos, ofensas e palavras de baixo calão.

Mas acima de tudo, vamos dialogar usando o português corretamente. Vejo cada criatura nessa p*rr# que nem xingar sabe.

Ah, e quem quiser ler creepys:

http://www.mrsunknownstories.blogspot.com.br/

Priscilla Rubia disse...

Agora, desde qdo IT é terror? Aquilo ta mais pra comédia.